O que está buscando?

Julia Góes conquista quatro ouros e quatro recordes no Sul-Americano Juvenil de Natação

Representando a seleção brasileira, a atleta do Sesi-SP brilhou nas provas individuais e revezamentos

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
19/11/202118:55- atualizado às 17:32 em 23/01/2023

Aluna e atleta do Sesi-SP, Julia Góes representou a seleção brasileira no Sul-Americano de Esportes Aquáticos em Lima, no Peru, disputado nos dias 9 a 13 de novembro.

A nadadora de 18 anos conquistou quatro medalhas de ouro nas provas dos 50m costas, 100m costas, 4x100m medley misto e 4x100m medley feminino, quebrando recordes em todas as provas.

“O Sul-Americano foi muito bom para minha carreira e para o meu crescimento físico, psicológico e social. Eu gostei bastante dessa competição não só pelos resultados, mas pela minha postura e por essa parte social, integração com outros atletas onde fiz bastante amigos. Além das conquistas que foram excelentes eu posso dizer que temos muitas coisas para melhorar, mas eu gostei bastante”, declarou Julia.

Atleta Julia Goes

O técnico da Natação do Sesi-SP, Fernando Vanzella explica que depois do Jogos de Tóquio, neste ano que foi de reconstrução do esporte e cheio de desafios, a equipe deu sequência aos trabalhos visando o novo ciclo olímpico: Paris 2024.

O plano é colocar no radar alguns atletas oriundos da base onde a equipe vem desenvolvendo esses jovens durante esses 9 anos de alto rendimento da natação do Sesi-SP. Vanzella explica que para ter atletas de alto nível são necessários muitos anos de dedicação e os estudos mostram até 10 anos de formação sequencial.  

“Neste cenário a gente tem a Julia Góes que está há três anos com a gente e foi se desenvolvendo nas competições, em alguns trabalhos importantes nesse período. Foi um ano de destaque para Julia, pois ela conseguiu vencer o Trófeu Finkel nos 50 e 100 metros costas fazendo o melhor resultado da carreira dela, batendo recorde da idade dela que era da Etiene Medeiros e é muito bacana essa evolução. Na sequência ela foi para o Sul-Americano e ganhou quatro provas todas com recordes. Ela vem numa evolução muito boa e nós estamos muito felizes com esse trabalho”, disse Vanzella.

Atleta desde a categoria mirim, Henrique Takahashi

Além da Julia, um outro destaque da competição foi o atleta Henrique Takahashi que conquistou o primeiro no lugar e alcançou a melhor marca nos 200m peito. Ele está no Sesi-SP desde a categoria mirim que forma jovens com 8 e 9 anos de idade. “Hoje ele está com 18 anos e se destacou na competição. Ele foi campeão nos 200m peito e recordista também. Mais um nome surgindo na natação e isso é muito importante para nós nessa renovação em 2022, 2024 e 2028”, relatou técnico da natação. Henrique ficou em 4º lugar nos 100m peito.

O atleta Pedro Nascimento Oliva que iniciou no Programa Atleta do Futuro em 2018, conquistou a 4ª colocação nos 200m, 5º lugar 100m e 8ª colocação na prova 50m, todas no estilo nado peito.

Julia e Matheus Gonche já embarcam na próxima terça-feira (23) para um novo desafio. Os dois vão disputar a 1ª edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali na Colômbia, uma competição importante no calendário da modalidade. As provas acontecerão de 26 a 30 de novembro. 

E para finalizar o ano, a equipe de natação do Sesi-SP encerra o ano de competições com o Brasileiro de categoria Júnior e Sênior no Rio de Janeiro no início de dezembro.

"Espero que essas duas próximas competições estejam tão boas quanto o Sul-Americano. Meu objetivo é de superar não só as marcas de campeonato, mas sempre focar nas minhas marcas pessoais. A competição não é só entre os atletas, mas consigo mesmo", disse Julia. 

Henrique, Julia e Pedro

Leia também