O que está buscando?

SESI-SP, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC assinam acordo de Cooperação Técnica

Por meio da parceria, o Consórcio tem o objetivo de facilitar o acesso a programas do SESI em suas diversas áreas de atuação

 Por: Elizângela Melo Vilas Boas - Comunicação Regional
10/12/202416:27- atualizado às 11:05 em 11/12/2024

Com o objetivo de promover benefícios significativos para as indústrias e prefeituras da região, o SESI-SP, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC assinaram, na manhã desta terça-feira, 10/12, um acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa visa consolidar uma parceria estratégica por meio da implantação de programas nas áreas de educação, esporte, qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, alinhados às necessidades e interesses das partes envolvidas.

 

Aroaldo Silva; Gabriel Astrazione; Mário Quaranta; Filippi Júnior; Silvia Simoni;
Evenson Robles Dotto, vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; e
Fausto Junior

 

A solenidade de assinatura do documento foi conduzida pelo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior; e pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Secretário Executivo do Consórcio, Aroaldo Silva. Também estavam presentes os prefeitos de Santo André (Paulo Serra), Mauá (Marcelo Oliveira), Ribeirão Pires (Guto Volpi) e Rio Grande da Serra (Penha Fumagalli), além dos prefeitos eleitos em São Bernardo do Campo (Marcelo Lima) e São Caetano do Sul (Tite Campanella). Representando o SESI, marcaram presença os gerentes regionais do ABCDMRR, Mário Quaranta e Silvia Simoni Orlando, além dos coordenadores de Relacionamento com a Indústria e Comunidade, Gabriel Segalla Astrazione (ABCD) e Diego Candido Fehrer (MRR), e o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.

 

A parceria 

Por meio da parceria, o Consórcio tem o objetivo de facilitar o acesso a programas do SESI em suas diversas áreas de atuação, como Sistema SESI de Ensino, Nova EJA - Educação de Jovens e Adultos, PAR - Programa Alfabetização Responsável, Plano Empresarial e oportunidades gratuitas e pagas na área de Saúde e Segurança do Trabalho. O acordo prevê ainda a divulgação e o fortalecimento das ações nos canais regionais que envolvem a Indústria, incluindo fóruns, agendas de discussão e iniciativas relacionadas aos temas acima mencionados.

 

 

Em síntese, a tríplice parceria reflete o compromisso de integrar esforços em prol do desenvolvimento econômico, social e industrial da região, além de buscar continuamente benefícios e soluções para as entidades e comunidades envolvidas. “O SESI fornece desde educação, esporte e diversos outros programas. O convênio vem para facilitar o trâmite deles junto aos municípios, desburocratizando todo o processo e beneficiando mais empresas e, consequentemente, a comunidade. Também vai ajudar a conectar as empresas, principalmente nas áreas de saúde e segurança", comentaram Aroaldo Silva e Gabriel Astrazione. “O SESI já é muito presente nas cidades do ABC, muito fortemente na educação e no esporte. Ampliar e fortalecer essa parceria é um ganho para todos os municípios”, acrescentou Filippi Júnior.

Os gerentes regionais do SESI também avaliaram a assinatura do convênio. “Já temos ações aqui na região, em diversos projetos, e esse acordo vêm consolidar algo que está dando muito certo”, destacou Mário Quaranta. Já Silvia Simoni salientou o espírito colaborativo entre os prefeitos. “É muito bom ver e fazer parte dessa união. São municípios muito importantes e potentes, que não concorrem entre si, mas se unem para serem regionalmente mais fortes e beneficiar a todos”, completou.

Em 2026, o SESI completará 80 anos, e o presidente do Conselho Nacional finalizou lembrando que a instituição nasceu no ABC paulista e cresceu e se fortaleceu, tornando o que representa hoje para todo país. “Faz parte da estratégia do SESI-SP e do SESI nacional o trabalho integrado com os municípios, promovendo, por meio da Educação, principalmente, o crescimento e o desenvolvimento como um todo”, concluiu Fausto Junior.

Leia também