O que está buscando?

Natação do Sesi-SP promove 1º Camp Seleções com atletas da base

As equipes do infantil e juvenil vão representar o time da indústria nos campeonatos Paulista e Brasileiro desta temporada

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
09/06/202216:38- atualizado às 17:23 em 09/06/2022

Com as seleções formadas das equipes infantil e juvenil, a Natação do Sesi-SP promoveu nos dias 1º a 4 de julho o 1º Camp Seleções com 80 atletas da base que vão representar o time da indústria nos campeonatos Paulista e Brasileiro desta temporada. O evento esportivo foi realizado no Complexo Esportivo do Centro de Atividades do Sesi São Bernardo “Balneário Etiene Pires de Medeiros”.

“Foi um período de treinamento em conjunto com todos os atletas de base que foram convocados para essas competições para que a gente pudesse tratar de assuntos com relação a performance dos nadadores, assim como unir o grupo, trocar experiências. Deu ênfase aos fundamentos dos nados, das saídas, viradas e trocas de revezamento. Além disso, tivemos a oportunidade de desenvolver a Pedagogia do Exemplo junto à equipe absoluta que também ministrou palestras com temas que fazem parte do dia a dia deles. Foram momentos marcantes para os atletas, técnicos e equipe multidisciplinar”, explicou o técnico da equipe principal e da modalidade, Fernando Vanzella.

As palestras, mesa redonda, avaliações de treinos, tomada de tempo, entrega dos uniformes com realização de fotos e convidados especiais, nortearam a dinâmica dessa importante etapa de preparação, visando os melhores resultados para as equipes.  

E falando em participação especial, os atletas, técnicos e os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Sesi São Bernardo tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de um ídolo do esporte, o medalhista olímpico Ricardo Prado, 57 anos, considerado o maior nadador brasileiro da década de 80.

Aos seis anos de idade ele já treinava e competia em vários campeonatos no Brasil e exterior. E foi em 1982, aos 17 anos, ele foi campeão mundial nos 400m medley, batendo o recorde mundial. No ano seguinte conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Pan-Americanos. Nos Jogos Olímpicos de 84 foi vice-campeão.

“É um privilégio estar aqui. Vocês que estão se dedicando, comprometidos nessa missão de ser um grande atleta, a melhor hora é agora. Todo esforço que você fizer aqui vai valer muito a pena. E a garotada que é nova e está pensando em começar no esporte para aprender e de repente ser um atleta, também vale a pena ir em busca do sonho. O Brasil está muito bem estruturado, já organizamos os Jogos Olímpicos e temos uma estrutura esportiva para atender atletas de alto rendimento com excelência. E o Sesi é um clube que oferece tudo isso”, declarou o fenômeno da natação brasileira Ricardo, conhecido também carinhosamente, como Pradinho.

CONFIRA O CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS COMPETIÇÕES:

  • 17 a 19/06: Paulista Juvenil em ABDA Bauru
  • 24 a 26/06: Paulista Infantil em Santo André
  • 28/06 a 02/07: Brasileiro Juvenil no Rio de Janeiro
  • 12 a 16/07: Brasileiro Infantil em Uberlândia

Leia também