O encontro foi realizado pela coordenação no início de março e reuniu mais de 30 formandos da escola
Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
17/03/202310:58- atualizado às 14:01 em 17/03/2023
A equipe escolar do Sesi São Bernardo recebeu com muito entusiasmo e alegria as notas de redação do ENEM 2022 dos formandos. Foram 17 notas na casa dos 800 e 10 notas acima de 900. E a comemoração foi em dose dupla. Além dos resultados das notas, os estudantes e professores também celebraram a aprovação dos vestibulares em um encontro que reuniu mais de 30 formandos da escola no início de março.
“Desde 2011, início do Projeto Tutoria de Redação na escola para alunos do Ensino Médio, eu venho compilando esses resultados dos 3º anos do Enem. Este ano é o primeiro que temos várias notas fenomenais de redação. Além dos alunos que conquistaram uma vaga na universidade pública. Eu tenho certeza de que essas notas poderão levar vocês para uma federal bem legal. Estou muito honrada e feliz por esse resultado e sei que tudo isso é fruto da dedicação de vocês. Agradeço muitos aos tutores pelo trabalho desenvolvido. Vocês ajudam a deixar a escola em evidência naquilo que ela faz de melhor que é a educação dos alunos”, declarou a professora de língua portuguesa, Ilvanita de Sousa Barbosa.
Todas as notas foram muito celebradas | Crédito: Elaine Casimiro
A docente afirma que o objetivo do Projeto Tutoria de Redação é de desenvolver nos alunos a competência escritora visando a redação do Enem. “Os alunos fazem uma redação diagnóstica no início do ano, depois os alunos que atingem a nota acima de 800 passam por uma formação sobre as competências cobradas na Redação modelo Enem, são certificados e depois nós selecionamos, na sala da turma, alunos que serão orientados por estes tutores. Eles fazem uma redação por mês com correções dos tutores e supervisão do professor. Também convidamos alunos da rede estadual para aprender com nossos alunos. O projeto vem dando resultados exitosos em todos esses anos. Uma alegria para nós”, explicou Ilva, como é conhecida carinhosamente pelos alunos.
Além desse projeto, outros trabalhos foram desenvolvidos pela escola e contribuíram para o êxito dos alunos, como Plataforma Letrus, conteúdos desenvolvidos pelas áreas, orientação pedagógica, leituras e debates que fazem parte de todas as fases de aprendizagem.
A formanda Isabela Poiani foi uma das tutoras desse projeto. Ela estudava com a irmã desde 2021. “Quando comecei na tutoria de redação, pude ensinar os alunos e aprender com meus erros. Eu acabei aprendendo um padrão de redação que eu sempre aplicava e com isso a minha nota foi o que eu esperava, na casa dos 900. Esse projeto foi muito bom porque eu consegui auxiliar algumas pessoas, aprender muita coisa. Foi uma ótima troca”, disse Isabela, aluna do curso de letras da Universidade Federal de São Carlos.
Kaue Batista foi um dos alunos que recebeu a mentoria do projeto de redação. Tirou a nota mais alta da escola: 940. Ele é muito grato ao tutor e amigo, Vinicius Okamura que é conhecido pelos colegas por ser uma das referências quando o assunto é redação. “Qualquer oportunidade eu buscava ajuda do meu tutor em qualquer dúvida, seja por conta de uma virgula, o jeito de escrever uma oração de forma diferente. Eu acho que isso acaba se destacando mais e eu aprendi muita coisa nesse projeto”, ressaltou Kaue, estudante do curso de desenvolvimento de software multiplataforma na Fatec Diadema.
O tema da redação foi Desafios para a valorização de povos e comunidades tradicionais no Brasil, assunto muito abordado durante as aulas da professora Samara Xavier de Sociologia. “A gente discutia muito sobre os temas que poderiam nortear a redação, inclusive comunidades indígenas, quilombolas e outros tipos de cultura. Tivemos a oportunidade de ter um repertório imenso. A gente aprendeu muito, não só com os livros, mas assistindo séries e filmes”, declarou, Luana Gamarano, aprovada no curso de química do Instituto Federal de São Paulo.