O que está buscando?

Diferentes linguagens artísticas marcam 1ª edição do Sábado Literário

A equipe de Cultura do SESI São Bernardo programou diversas atividades voltada para todos os públicos.

 Por: Elaine Casimiro, SESI São Bernardo
19/05/201922:38- atualizado às 23:28 em 19/05/2019

Com objetivo de promover a aproximação do público com a literatura por meio de atividades abertas e gratuitas em diversas linguagens e temas que valorizam a leitura, o SESI São Bernardo realizou no último sábado, 18/5, a 1ª edição do Sábado Literário.

A historiadora e mediadora cultural do SESI-SP, Alessandra Rossi conta que a iniciativa celebra a leitura e a literatura como elementos fundamentais para a formação integral do ser humano e o pleno exercício da cidadania.

“Com uma programação que promove atividades que integram literatura e outras linguagens artísticas, partimos do princípio que a leitura é um direito que, além de favorecer o conhecimento e a comunicação, nos ajuda a interpretar o mundo e a se apropriar do nosso lugar nele”, explicou.

A primeira atividade foi um bate papo com o autor Marcelo Castro, professor de desenho e ilustração, palestrante da FILE, premiado por diversos projetos e produções audiovisuais. Recentemente publicou sua HQ interativa, ‘The End’, pela Editora SESI, abordando o tema Da cabeça pro papel: como organizar as ideias de personagens e universos de ficção.

Simultaneamente acontecia o ESCAMBOOK inspirada na ideia de escambo, onde crianças e adultos colocaram seus livros e quadrinhos em circulação para novos leitores e escolheram novas obras literárias para seus acervos.

O público também aproveitou para fazer um marca-páginas criativo. A oficina artística foi oferecida pela agente de responsabilidade social do SESI-SP, Roselei Doretto.

A ocasião contou com duas apresentações que integram o projeto Território SESI-SP de arte e cultura. O primeiro foi o espetáculo poético musical que encantou crianças de todas as idades: Alfabeto Escalafobético da Trupe Borboletras.

A segunda apresentação teatral foi Rapunzel, clássico da literatura dos Irmãos Grimm, com a adaptação da Cia Le Plat du Jour que reconta a famosa história da princesa de longos cabelos com muito humor e acrobacias circenses.

A professora da rede pública de ensino de São Bernardo, Valdirene Taietti Pereira de Sousa, 39 anos, levou as filhas gêmeas de 6 anos, Julia e Manoela, estudantes do SESI Diadema para apreciarem todas as atividades do evento.

Valdirene, Julia e Manoela trocando os livros

“É uma ótima iniciativa de promover a cultura e literatura. Achei a troca de livros muito interessante porque em casa estimulamos o gosto pela leitura. Espero que sejam realizados mais eventos como esse para as crianças participarem. As crianças ficaram encantadas!”, contou Valdirene.

O evento foi ganhou espaço nos jornais locais da região:

- Repórter Diário

- ABC do ABC

- Jornal Metro

Leia também