O que está buscando?

De olho no Mundial, equipe de natação do Sesi-SP disputa Troféu José Finkel

Uma das principais competições do Brasil vai selecionar os nadadores para o Mundial de Natação no Catar, que acontece em fevereiro de 2024.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
30/10/202315:27- atualizado às 17:31 em 30/11/2023

Em busca das melhores marcas e índices para o Mundial, 33 atletas da equipe de natação do Sesi-SP disputam o Campeonato Brasileiro Absoluto de NataçãoTroféu José Finkel, que começa nesta terça-feira (31/10) e vai até o sábado (04/11) no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

A competição, um dos eventos mais importante da modalidade no país, será seletiva para o Mundial de Esportes Aquáticos, que acontecerá de 2 a 18 de fevereiro, no Catar. A natação brasileira disputará outras competições da Federação Internacional de Natação (Fina) até dia 23 de junho de 2024 para obtenção do índice olímpico.

Dos 33 nadadores, 12 fazem parte da equipe sênior, 12 atletas juniores e nove da equipe juvenil. É a maior delegação da história da natação do Sesi-SP nesse campeonato. O número de atletas da base cresce a cada ano, reflexo do investimento e trabalho técnico realizado na formação nos últimos anos.

Alguns dos destaques que podemos esperar nessa competição é a Thaiana Amaral que foi para o Mundial Júnior, o Sul-Americano Juvenil, vem crescendo, evoluindo bem, deve disputar as finais e competir nos nossos revezamentos. A Sophia Isidoro se destacando em várias provas do juvenil, também esteve no Sul-Americano. O Gabriel Machuco, nosso atleta juvenil, já nada na casa dos 50 segundos nos 100m livre. É um garoto que deve nadar o nosso revezamento. E para finalizar, o atleta Kauã Carvalho campeão recordista Sul-Americano Juvenil. Será o primeiro Finkel e ele vai nadar os 50, 100, 200 metros peito. A equipe reúne todas as categorias e chega com bastante potencial para realizar uma excelente competição”, comentou Fernando Vanzella, responsável técnico da natação do Sesi-SP. 

Outros nomes e com chances de pódio, Vanzella destaca a nadadora Lorrane Ferreira que chegou do Pan-Americano com grandes chances de brigar por índices para o Mundial na prova dos 50m livre. Fazendo uma ótima temporada, o atleta Pedro Spajari nas provas de 50 e 100 metros livre. Também o nadador Pedro Vieira, na prova de 100 m borboleta, foi medalhista nos 50 m borboleta no Troféu Brasil 2023.

O atleta Vinícius Assunção nadou o mundial ano passado e nas provas de 100 e 200 metros vem se destacando, é multi versátil, disputa medley e borboleta. No time do Sesi-SP está Alexia Assunção, que foi medalha de bronze no Pan-Americano e também está chegando próximo dos índices para o Mundial. A nadadora Julia Góes, disputou os jogos nas provas de 50 e 100 metros costas, tem chances de medalha. Um nome muito importante para história da natação do Sesi-SP, é o nosso atleta olímpico Matheus Gonche que vai disputar os 100 e 200 metros borboleta.

O Troféu José Finkel será dividido em eliminatórias pela manhã, a partir das 9h30, e finais à noite começam às 18h. O campeonato será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Swim Channel.

 

Crédito: Karim Kahn/Sesi-SP

 

Leia também