O que está buscando?

Comportamento Preventivo é sinônimo de autoconhecimento

Realizar exames e praticar exercícios regularmente são algumas das metas individuais

 Por: Núcleo de Comunicação e SESI São Bernardo
06/12/201810:10- atualizado às 15:37 em 06/12/2018

O final do ano inspira mudanças de comportamento. E os cuidados com a saúde estão entre as prioridades. Seja comer melhor, ter mais qualidade no sono, praticar mais exercícios, fazer aquele check-up geral, ou parar de fumar são motivações que estão na cabeça de muita gente. A dificuldade para alguns é começar.

O orientador de esporte do SESI São Bernardo, Johny Sarlo Cabral explica que é necessário começar aos poucos e ir aumentando o volume e a intensidade das atividades gradativamente.

Ele também ressalta a importância de procurar um médico para verificar se há alguma restrição e dá algumas dicas: “Busque uma modalidade que goste, pois, a atividade física tem que ser prazerosa sempre. Procure como referência de evolução a sensação corporal, bem-estar, disposição, qualidade no sono, e facilidade nos movimentos e não se preocupe somente com a balança e espelho”, disse Johny.

As campanhas de prevenção mais populares iniciam nessa fase do ano: Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Além disso, outros temas são abordados durante o ano todo, com mais de uma cor em cada mês, e também alertam para os cuidados com a saúde. O importante é assumir um padrão de vida preventivo sempre, para minimizar os riscos de doenças.

É importante relembrar que saúde, segundo o conceito da Organização Mundial da Saúde, não é somente a ausência de doenças ou enfermidades e, sim, o completo estado de bem-estar físico, mental e social.

“O ser humano é muito complexo e, às vezes, não se dá conta o quanto é benéfico cuidar de sua saúde como um todo. Importante saber que não há uma ordem prioritária para cuidar de si próprio, isto é, a atividade física pode levar à melhora de estados mentais adoecidos e vice-versa. Essa ordem de cuidados é muito particular e pode ser necessária a ajuda de profissionais da saúde como médico, psicólogo, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta”, explica a psicóloga do SESI São Bernardo, Maria do Rosário Fernandes Mascarenhas Sirianni.

A atividade física orientada e o acompanhamento médico têm papel fundamental nesse processo. As metas individuais, para darem certo, funcionam como um projeto: têm objetivo claro, não abstrato, têm dia para começar e prazo definido. Conheça o seu corpo e todo seu potencial.

Conheça as modalidades esportivos e área de saúde do SESI São Bernardo: 

Leia também