O que está buscando?

Com maior delegação da história da Natação do Sesi-SP, 28 atletas disputam o Troféu Brasil 2023

A competição será seletiva para quatro campeonatos internacionais desta temporada

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
29/05/202311:57- atualizado às 14:35 em 29/05/2023

De 30 de maio a 3 de junho, a equipe de Natação do Sesi-SP disputará o Troféu Brasil 2023 no Centro Aquático Santos Dumont, em Recife, Pernambuco. Dos 28 nadadores, 12 fazem parte da equipe sênior, 11 são atletas júniores e cinco integram as equipes de base juvenil. É a maior delegação que o time da indústria paulista já teve nesse torneio ao longo desses 11 anos de história no rendimento esportivo.

A competição definirá a seleção brasileira de natação que disputará quatro campeonatos internacionais: Mundial de Esportes Aquáticos no Japão, Campeonato Mundial Júnior de Natação em Israel, Jogos Pan-Americanos no Chile e Jogos Mundiais Universitários na China.

O técnico da equipe absoluta do Sesi-SP, Fernando Vanzella ressaltou a preparação da equipe desde o início do ano. Foram 21 semanas de uma programação intensa de treinos e acompanhamento da equipe multidisciplinar.

“Tivemos alguns camps de preparação. Fomos para o CAT Sesi São José do Rio Preto treinar na nossa nova piscina de 50 metros, viajamos para o Rio de Janeiro para uma tomada de tempo no Parque Aquático Maria Lenk onde avaliamos junto ao laboratório olímpico como nossos atletas se encontravam. Também fizemos um Camp em Salvador, buscando treinar em ambiente com o clima parecido com de Recife onde estaremos competindo nesta semana e participamos do Circuito Marenostrum, na etapa de Barcelona, buscando competitividade em alto nível. Tudo isso preparando nossos atletas para o Troféu Brasil 2023. Acredito que estamos prontos para nadar rápido e com grandes resultados”, declarou Vanzella.

Para atleta Lorrane Ferreira, todas essas semanas de preparação foram muito importantes para o grupo evoluir, aprender e se desafiar diante dessas oportunidades de treinos e camps diferenciados.

“É o sonho de todo nadador garantir uma vaga na seleção brasileira. Eu já participei dos jogos Pan-Americanos e, no ano passado, do Mundial de Natação em Budapeste pelo Sesi. Agora quero ir novamente para essas seleções, melhorar meus resultados, buscar essas vagas nas provas de 50 e 100 metros livres. Gostaria de agradecer desde já o Sesi pela estrutura e pelo apoio, durante essa temporada e a toda equipe multidisciplinar que está com a gente no dia a dia, principalmente o Vanzella nosso técnico que encarou essa programação desafiadora e conseguiu obter o melhor de nós em todos os treinamentos e nos ajudou muito em toda essa preparação”, relatou Lorrane que integra a equipe de natação do Sesi-SP há dois anos. No ano passado, ela venceu a prova dos 50 metros livre no Troféu Brasil.

Com a vaga garantida para representar a seleção brasileira na prova dos 200 metros borboleta nos Jogos Pan-Americanos, o atleta olímpico Matheus Gonche visa conquistar pela segunda vez consecutiva a vaga para o Mundial de Natação. “Expectativa é conseguir os índices e vagas dos 100 e 200 metros para o Mundial e a vaga nos 100 metros para os Jogos Pan-Americanos. Estamos prontos para fazer uma excelente competição”, afirmou Gonche que dominou as provas de borboleta no Troféu Brasil 2022, vencendo os 100 e 200 metros.

O grupo desembarcou em Recife com ótimas expectativas, focados e felizes por representar o time da indústria paulista na principal competição da modalidade no país que vai reunir mais de mais de 60 clubes de oito países diferentes.

O Troféu Brasil de Natação será dividido em eliminatórias pela manhã, a partir das 9h30, e finais à noite começam às 18h. O campeonato será transmitido ao vivo em diversas plataformas e no Canal Olímpico do Brasil.

Atletas e comissão técnica - Temporada 2023 | Crédito: Karim Kahn

Leia também