O bate-papo foi cheio de trocas, aprendizados e inspiração entre os jovens
Por: Amanda Costa - Comunicação Regional
25/02/202511:11- atualizado às 10:20 em 31/03/2025
Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Sesi São Bernardo do Campo tiveram um encontro especial com ex-alunos da instituição para um bate-papo cheio de trocas, aprendizados e inspiração, na última sexta-feira, 21 de fevereiro. O objetivo do evento foi proporcionar uma experiência transformadora, conectando os jovens a novas perspectivas, para que sonhem alto e construam um futuro brilhante.
Bate-papo entre os ex-alunos do Ensino Médio e estudantes do 1º ano
Para o coordenador pedagógico Heitor Luiz Borali, além desse encontro ter sido uma oportunidade dos novos integrantes do Ensino Médio conhecerem diferentes trajetórias acadêmicas e profissionais, foi um momento em que os alunos mais novos puderam ouvir experiências reais e esclarecer dúvidas sobre os desafios e possibilidades que o futuro reserva. “O Ensino Médio é uma etapa que marca a vida do estudante. É quando ele vai escolher uma profissão, entrar no mercado de trabalho e começar a ser mais crítico nas ideias. O intuito desta nossa ação é justamente que os egressos passem para os novos alunos suas vivências e dificuldades, além de mostrar que todo o esforço vale a pena no final”, conta o docente.
Entre os estudantes egressos de 2024, esteve presente a futura graduanda de Letras da USP, Letícia Farias Cassimiro. Para ela, o ensino no SESI é bastante interdisciplinar, o que ajuda a trabalhar a autonomia e a criatividade dos alunos. “Eu estou muito animada para viver novas experiencias, e com medo também, porque é tudo muito novo cheio de exigências. Mas, sinto que o SESI me ajudou a adquirir confiança, pois temos uma formação muito rica aqui”, comemora.
Letícia Farias Cassimiro - Letras da USP
Outro ex-aluno de destaque foi Lucas Araujo Teixeira, que saiu do Ensino Médio com uma vaga garantida como professor do Senai Almirante Tamandare, em São Bernardo. Ele iniciou o curso técnico de Mecânica em 2023, em paralelo às aulas do SESI. Se destacou, foi reconhecido por professores e participou do WorldSkills - Torneio Internacional de Educação Profissional, onde conseguiu a qualificação de ser o melhor do estado São Paulo na modalidade de Manufatura Aditiva. “Eu já lecionei uma semana como professor substituto e foi uma experiencia bem diferente de tudo o que eu já vivi. Os alunos tiveram muito respeito nas aulas e foi superdivertido. Eu nunca pensei em ser professor, mas sempre gostei muito de ensinar, agora, com essa possibilidade, eu estou bem animado e acredito que vai dar tudo certo”, revela entusiasmado.
Lucas Araujo Teixeira - Novo professor do Senai Almirante Tamandare
Dicas para quem está começando a jornada
Letícia, Lucas e Stefany Lima (futura graduanda de Química, na UNIFESP) deram alguns conselhos para os jovens que estão iniciando o Ensino Médio agora em 2025. Para Stefany, é importante fazer pelo menos 10 provas antigas do ENEM e estudar muito para a redação, além de ver a correção e reescrever o texto depois. Além disso, ela também sugere seguir um cronograma de estudos.
Já Letícia sugere que os alunos se esforcem bastante nas aulas, aproveitem os professores e participem de projetos interdisciplinares. Dica compartilhada por Lucas, que também aconselha que os estudantes se dediquem, pois as oportunidades vêm de onde menos se espera.
Bate-papo entre os ex-alunos do Ensino Médio e estudantes do 1º ano