O que está buscando?

Sesi São Bernardo: Natação volta do Sul-Americano com 29 medalhas e 10 recordes

Atletas do SESI-SP reforçam protagonismo e mostram a força da formação de base do Programa Sesi Esporte

 Por: Amanda Costa, Comunicação Regional
01/10/202510:39- atualizado às 16:29 em 21/10/2025

Atletas do SESI-SP com as medalhas conquistadas no Sul-Americano. (Crédito: divulgação)

 

Os atletas do SESI-SP voltaram do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Desportos Aquáticos com 29 medalhas (20 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze) e 10 recordes de campeonato. Realizada entre 23 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, a competição reuniu jovens de 12 países e terminou com o Brasil campeão geral, resultado ao qual os nadadores do SESI-SP tiveram participação decisiva. 

A estreia já mostrou o ritmo da equipe. No primeiro dia, Kauã Carvalho conquistou o ouro nos 100m peito Juvenil B com o tempo de 1:01.30, novo recorde da prova. Pouco depois, Gabriel Machuco integrou o revezamento 4x100 livre masculino, também campeão e recordista, com 3:18.93. No feminino, Julia Ariosa ficou com a prata no 4x100 livre. Outros atletas da equipe também apareceram no ranking, como Vinícius Nascimento, quarto colocado nos 100m costas, e Felipe Catuta, ouro nos 100m peito Juvenil A. 

Kauã Carvalho com as medalhas conquistadas no Sul-Americano. (Crédito: divulgação)

 

No segundo dia de competição, Kauã quebrou o recorde dos 50m peito, com 27.94, enquanto Machuco venceu os 200m medley, com 2:01.10, também em tempo recordista. Ambos ainda participaram de revezamentos que garantiram novas conquistas para o Brasil, assim como Julia, integrante da equipe campeã dos 4x200 livre Juvenil B. Os três atletas treinam no Sesi São Bernardo do Campo. 

Nas etapas seguintes, os nadadores do SESI-SP seguiram decisivos. Machuco conquistou mais ouros nos revezamentos 4x100 livre misto e 4x100 livre masculino, ambos com recordes. Julia e Sophia Isidoro integraram o 4x100 medley feminino, em que foram campeãs e recordistas. Fábio Lopes venceu as provas de 800m e 1500m livre, e Catuta somou mais um ouro nos 200m peito. 

Ao final de seis dias, todos os sete atletas do SESI-SP que integraram a seleção brasileira conquistaram medalhas, somando 29 pódios e 10 recordes de campeonato. Para o treinador de Natação do SESI-SP, Fernando Vanzella, os resultados representam um passo importante no desenvolvimento dos atletas. “Esse tipo de competição acelera o amadurecimento e ajuda a construir o caminho para que esses jovens se tornem atletas de elite”, afirmou. 

A coordenadora de desenvolvimento da Natação no SESI-SP, Jaqueline de Faria Franca Leite, destacou que os aprendizados vão além do desempenho esportivo. “Competições internacionais exigem maturidade emocional, foco e tomada de decisão sob pressão. Esse processo fortalece não apenas o crescimento esportivo, mas também o pessoal de cada jovem”, disse. 

Os resultados no Sul-Americano Juvenil reforçam a qualidade do programa SESI Esporte, que hoje atende milhares de jovens em todo o estado. Com investimento em formação de base, acompanhamento interdisciplinar e participação em competições nacionais e internacionais, o SESI-SP consolida um trabalho que contribui para o protagonismo do Brasil nas piscinas e prepara a próxima geração de atletas. 

Leia também