O que está buscando?

Público se emociona em apresentação da Bachiana Filarmônica no Sesi São Bernardo

O evento contou com a regência do Maestro Wallas Pena e com participações da Soprano Karen Stephanie e do Pianista Davi Campolongo

 Por: Amanda Costa
03/09/202408:54- atualizado às 09:04 em 03/09/2024

O Sesi São Bernardo recebeu a Bachiana Filarmônica SESI-SP no último dia 30 de agosto, para uma apresentação gratuita que reuniu centenas de pessoas, de crianças a idosos. Durante uma hora, o público prestigiou clássicos da música erudita e popular sob a regência do Maestro Wallas Pena (regente assistente do Maestro João Carlos Martins); se emocionou com a voz sublime da Soprano Karen Stephanie e com o solo espetacular do Pianista Davi Campolongo; e se divertiu com as crianças no palco que, com a instrução do Maestro, brincaram de reger os músicos.  

A advogada Sandra Lacerda foi uma das espectadoras. Ela contou que ficou arrepiada com o espetáculo e adorou a iniciativa de o evento ser aberto para todas as gerações. “Eu acho demais o Sesi estar incentivando as crianças a conhecerem um novo estilo de música, menos popular, que merece ser conhecida, para que elas possam ter opinião sobre ao estilo. Elas podem até não gostar, porém elas precisam conhecer antes. E a iniciativa é excelente”, elogiou.  

As crianças foram a alma da apresentação. João Gabriel, de 14 anos, disse que achou tudo maravilhoso e que assistiria de novo, milhares de vezes. Enquanto Catarina Soares, de 11 anos, que participou da brincadeira  no palco, confessou que bateu um nervosismo. “Meu amigo, que também regeu, me disse que dava muito medo de subir no palco, mas eu achei muito legal. Estou feliz que consegui”. 

Já a coordenadora pedagógica aposentada, Claudia Scarcello Strini, destacou que o SESI-SP trazer para a região do ABC uma orquestra do porte da Bachiana Filarmônica  é algo encantador. “Eu estudo violino e teoria musical, então, para mim, é um incentivo para continuar aprendendo cada vez mais. A forma como o Maestro conduziu foi totalmente democrática e acessível para a população que, muitas vezes, se afasta, pois pensa que a música erudita não é para todo mundo. É uma coisa maravilhosa as pessoas prestigiarem, se identificarem, reconhecerem o repertório e a cultura pura na linguagem da música”. 

Sobre a  Bachiana Filarmônica SESI-SP 
Mantida pelo SESI-SP e com a direção artística do maestro João Carlos Martins, a Bachiana é formada por jovens e experientes músicos de diversas idades. Além, de representar ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes, a orquestra promove a difusão cultural ao mesmo tempo em que contribui para a formação de talentos, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros.   

Leia também