O que está buscando?

Maratona Aquática: Sesi-SP retorna as competições de natação em águas abertas

Destaque para jovem atleta Bianca Brandão que conquistou a medalha de bronze na categoria júnior.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
06/10/202111:35- atualizado às 18:25 em 09/11/2021

Com objetivo de revelar novos talentos, a equipe de natação do Sesi-SP retornou as competições de natação em águas abertas neste último domingo (03/10) durante a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas promovida pela Federação Aquática Paulista. As provas de 2,5 km e 5 km reuniram mais de 150 nadadores e foram disputadas no Billings Country Club, em São Bernardo do Campo.

“Essa competição teve como objetivo para o Sesi a retomada das Maratonas Aquáticas, identificando necessidades para em 2022, além de servir de preparação física e técnica aos atletas. Essa etapa foi seletiva para o revezamento do Festival Fina de Maratonas Aquáticas 4x1500 no Emirados Árabes Unidos. Essa seletiva e o fato de ser em São Bernardo fez a prova ser de alto nível com participação de atletas olímpicos da modalidade e de piscina inclusive”, explicou o técnico e um dos tutores do projeto Maratona Aquática no Sesi, Danilo Alcantara de Carvalho.

O time Sesi-SP, representado por 13 nadadores que compõem as equipes da categoria juvenil 2 a sênior, disputaram a prova de 5 km. Destaque para atleta do Sesi-SP, Bianca Brandão que conquistou a medalha de bronze na categoria júnior - nascidos entre 2002 e 2004.

“Confesso que fiquei muito surpresa com o meu resultado, mas ao mesmo tempo me sentia muito preparada para fazer essa prova dos 5 km porque na piscina eu nado as provas de 400, 800 e 1500 metros nado livre que são provas mais longas. Normalmente quem disputa essas provas tem um treino mais volumoso o que me deu mais capacidade de ter conseguido esse resultado neste último fim de semana. Fico muito feliz de representar o Sesi em Maratonas Aquáticas após quase cinco anos sem competirmos em maratonas. Espero que no futuro o Sesi consiga incrementar mais ainda essa modalidade que vem crescendo cada vez mais e espero ter ajudado nesse ponta pé inicial”, comemorou Bianca que treina no Sesi desde 2010.

Outro estreante em maratonas, o atleta olímpico do Sesi-SP Matheus Gonche ficou feliz com o novo desafio. Ele ficou em 18º lugar no geral masculino e 13° na categoria sênior.

“Pela primeira vez na vida fiz minha maratona de 5 km e é uma experiência diferente para quem nada em piscina. Na largada você sai junto com todos os atletas inscritos. Então, no início a gente sai com muita gente, acaba esbarrando em vários atletas. Consegui fazer super bem até a primeira etapa do sprint inicial. Durante a prova fiquei um pouco atrás, nadei muito tempo sozinho, mas depois consegui recuperar e ficar próximo ao pelotão. Fiquei feliz com o resultado, consegui nadar no ritmo forte”, declarou Gonche.

Leia também