O que está buscando?

Etapa regional do Torneio de Robótica realizado no Sesi São Bernardo premia estudantes e classifica equipes para fase nacional

Ao todo, 25 equipes de escolas públicas e privadas deram show de união, inovação e muito aprendizado durante dois dias de competição.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi São Bernardo
28/02/202318:18- atualizado às 10:28 em 01/03/2023

No último fim de semana, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Sesi São Bernardo foi palco da etapa regional - São Paulo do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL). O evento mobilizou mais de 230 estudantes de escolas públicas e privadas com apresentações dos robôs e projetos focados em soluções energéticas sustentáveis, conforme a temática desta temporada "SUPER POWERED".

Champions Award | Crédito: Elaine Casimiro 

O protagonismo dos estudantes esteve presente em cada etapa da competição, seguindo os conceitos STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, na sigla em inglês).

As equipes foram avaliadas nas categorias: Projeto de Inovação (pesquisa, inovação e apresentação), Design do Robô (planejamento e construção do robô com peças Lego), Core Values (inspiração, trabalho em equipe e espírito colaborativo) e Desafio do Robô (cumprir as missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos).

Cinco equipes vencedoras conquistaram a tão sonhada vaga no Festival Nacional de Robótica, que ocorre em Brasília de 15 a 18 de março.

Durante a etapa regional, as equipes da F1 in Schools das escolas do Sesi São Bernardo (Atena e Bytes) e São Caetano (Genus Racing e Hale Falcons) estiveram presentes para realizar o treino aberto. Eles também estarão na etapa nacional apresentando o carro mais veloz e todo o conceito da escuderia, com o plano de marketing, engenheira, design e projeto social.

Equipes da F1 in Schools | Crédito: Elaine Casimiro

Robótica é o futuro

Foi o primeiro Torneio da equipe Bubbletrons da Escola Estadual Annunziatta Leonilda de Indaiatuba. Eles apresentaram um projeto de energia solar inspirado na série ‘Jogo Duro’ transmitido no canal Futura.

“No último episódio, o personagem cadeirante Jerry está com os amigos e de repente a cadeira descarregou. Ele estava na rua e não tinha tomada. Então, ele tirou da cadeira uma placa solar. Foi quando pensamos na ideia de criar uma placa com garrafa pet e led para carregar celular”, explicou a aluna Larissa Vitória dos Santos, 12 anos.

Equipe Bubbletrons apresentando o projeto | Crédito: Elaine Casimiro 

A Bubbletrons contou com a parceria da equipe Furações da Escola Sesi de Indaiatuba e também da empresa John Deere. “Somos extremamente gratos por toda ajuda e dicas durante todo o processo”, relatou a estudante que acredita que a robótica é o futuro do mundo e do Brasil. “Sou apaixonada pela robótica. Quero fazer faculdade de TI – Tecnologia da Informação”.

Veja aqui a premiação completa da FLL – Etapa regional São Paulo:

Classificados para Etapa Nacional:

1º - AC/DC/EG (São Caetano do Sul)

2º - Legorillaz (Boituva)

3º - Equipe Bazinga/SP (Indaiatuba)

4º - RoboEcus (Osasco)

5º - Alta Voltagem (Jundiaí)

 

Suplentes

1º - Legocy

2º - Batista Leme Robô Tigre (Rio Claro)

3º - Star Bots Votu (Votuporanga)

 

Champions Award

Campeão - AC/DC/EG (São Caetano do Sul)

2º Finalista – Legorillaz (Boituva)

3º Finalista - Equipe Bazinga/SP

 

Design do Robô

Campeão – Equipe RoboEcus (Osasco)

2º Finalista – Eléctron (Jundiaí)

 

Projeto Inovação

Campeão – Koelle Pandas (Rio Claro)

2º Finalista – Batista Leme Robô Tigre (Rio Claro)

 

Core Values

Campeão – Star Bots Votu (Votuporanga)

2º Finalista – Alta Voltagem (Jundiaí)

 

Técnico Destaque

Campeão – José Reginaldo da equipe AC/DC/EG (São Caetano do Sul)

 

Desempenho do Robô

Campeão – Alta Voltagem (Jundiaí)

2º Finalista – Equipe Bazinga/SP (Indaiatuba)

 

Prêmio Desafio do Robô

Campeão das Finais - AC/DC/EG (São Caetano do Sul)

 

Leia também